5 experiências iradas para aproveitar no Brasil


O Brasil tem muita beleza natural, claro, você já sabe disso. Mas, também há muito lugar ainda pouco conhecido... e tá cheio de coisa irada para fazer.

A gente listou 5 experiências que são pouco conhecidas ainda, é sério!

Tem muita gente que ainda não sabe que a gente tem um "Caribe" em Terras Brasilis. 😱

Se você também não sabia... vai se surpreender então.

Partiu?  😜

Caribe no Brasil

Arraial do Cabo — Rio de Janeiro

Arraial do Cabo, RJ

As águas cristalinas da região de Arraial do Cabo no estado do Rio de Janeiro fazem parecer que estamos falando da região do Caribe.

Não é?

A região tem uma quantidade enorme de praias com um visual digno de praias caribenhas. A Praia do Forno (foto), em particular, só é acessível por meio de barco ou por uma trilha íngreme (ótima atividade física) que garante uma vista exuberante da enseada, por conta do mirante. O horário de permanência é limitado na enseada, fazendo com que a experiência de curtir essas águas cristalinas seja levada ao máximo em cada minuto.
E se bater a fome, há um restaurante flutuante que é especialista em ostras e mariscos e é parada obrigatória durante a estadia.

Aventura de Trem

Serra do Mar — Paraná

Serra do Mar, PR

Você pode viver uma vida inteira e nunca entrar em um vagão de trem. Imagine agora viver uma aventura?

Tudo começa na cidade de Curitiba, mais precisamente na Rodoferroviária e tem destino a cidade de Morretes no litoral. São pouco mais de 100km de pontes, túneis e muito visual para guardar na memória. Fora o barulho inconfundível dos trilhos, que quase funcionam como um sonífero.

Pontos altos do trajeto são a cachoeira Véu de Noiva, o Túnel do Diabo, a ponte São João e o Pico Morumbi, onde a névoa toma conta da paisagem fazendo com que a temperatura despenque.
O ponto final, como mencionado, é a cidade de Morretes. Lá tem opções de passeio para conhecer a cidade histórica. A volta para Curitiba pode ser pelo mesmo trajeto via trem ou por van.

🚅   Ah… o trajeto de trem dura 3 horas. Bastante tempo para se apaixonar pelos estalos do trem.

Academia de Cozinha

Paraty — Rio de Janeiro

Academia de Cozinha, RJ

Já pensou em comer enquanto aprende a origem do prato que está degustando? E se você ainda tiver a oportunidade de cozinhar esse mesmo prato?

É exatamente essa experiência maravilhosa do tipo "faça você mesmo" que a chefe Yara Roberts entrega a seus convidados. No restaurante dela, você pode desfrutar da culinária tipicamente brasileira: Baiana, Mineira, Amazonense, Frutos da Terra e Goiana/Central do Cerrado.

O menu, de jantar, tem incluso em seu preço: bebidas, geralmente as receitas são harmonizadas com vinhos, sobremesas e as receitas, é claro. E ainda há a opção de toda a explicação ser em três línguas diferentes: inglês, francês e espanhol.

Além de tudo isso, se você quiser dar uma esticadinha e conhecer os produtores locais, a Yara também organiza visitas guiadas para esses locais. 😍

Coração da Amazônia

Tefé — Amazonas

Tefé, AM

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é um corredor de proteção ambiental no meio da Selva Amazônica que guarda vários segredos deste lugar icônico.

Para começar, o empreendimento é administrado por moradores locais, isso mesmo, os nativos da região que tomam conta do lugar. E é justamente por isso, que essa experiência se torna muito mais intensa. Além do contato com toda a fauna e flora da região, os moradores de dez comunidades ribeirinhas são os responsáveis por fazer a imersão dos visitantes na cultura local.

Porque é tão especial? Você tem a opção de dormir em bangalôs flutuantes e sentir como é passar alguns dias em um lugar afastado de tudo que há de tecnologia e, principalmente, do barulho das grandes metrópoles.

Há também passeios com vôos em monomotor, na companhia de pesquisadores da região, para observar Onças Pintadas enquanto elas dormem nas copas da árvores na época de chuvas.

Isso sim é turismo sustentável e de experiência. 👍

Oásis do Cerrado

Jalapão — Tocantins

Jalapão, TO

São dunas, rios, cachoeiras, trilhas, lagos e mais um bocado de paisagens, povoados por pessoas maravilhosas e hospitaleiras. Uma região diferente de tudo que você já viu.

A altíssima temperatura do lugar e a baixa umidade faz com que você se sinta em um oásis no meio do cerrado.
Para chegar aos locais mais conhecidos, como a cidade de Mateiros e São Félix, somente com carros de tração integral, mas isso ajuda a garantir a preservação ambiental e a beleza natural.

Algumas das experiências mais bacanas que podem ser vividas em meio a este oásis são: participar e aprender a colheita da Sempre-Viva (espécie de capim dourado) que é típica da região e visitar um engenho onde é produzida uma cana muito especial na cultura local, e é produzida de forma manual ainda, como os ancestrais faziam.

🎨   Se você for apaixonado por artesanato, vale muito a pena ainda curtir mais uma atividade "faça você mesmo" e participar de uma aula de artesanato junto com nativos.


Você sabe o que é o Insidr?

Assista ao nosso video de lançamento, então ⤵

Se gostou, conta pra gente em oi@insidr.city.

Se não gostou, conta também. 😉

Pedro

Empresário e viajante experiente, Pedro é escritor no blog da plataforma Insidr. O Insidr é uma plataforma que conecta viajantes com moradores das cidades e que gostam de compartilhar o que fazem.

Brasília, DF - Brazil http://www.insidr.city

Subscribe to Descubra os segredos das cidades

Get the latest posts delivered right to your inbox.

or subscribe via RSS with Feedly!